
Canonical Tag “rel canonical” O Fim do Conteúdo Duplicado
Conteúdo Duplicado Interno
Um problema comum em muitos site ou e-commerce é o conteúdo duplicado, mas nem sempre esse problema é externo e sim interno com versões de páginas que exibem o mesmo conteúdo em URLs diferentes .
Isso acontece muito nos E-commerces e CMS que tem o produto ou página cadastrado em mais de um categoria o caso mais comum é os produtos na categoria promoções isso gera um problema de canonicidade ou mais conhecido como “rel canonical”
Definição :
substantivo feminino
característica ou qualidade do que é canônico; legitimidade, veracidade.
Exemplos:
www.loja.com.br/categoria/sub/produto
www.loja.com.br/promocao/produto
Mais alguns exemplos de conteúdo duplicados
seusite.com.br
seusite.com.br/
www.seusite.com.br
www.seusite.com.br/
http://www.seusite.com.br
https://www.seusite.com.br
http://seusite.com.br
https:/seusite.com.br
http://www.seusite.com.br/
https://www.seusite.com.br/
http://seusite.com.br/
https:/seusite.com.br/
seusite.com.br/index.html
www.seusite.com.br/index.html
seusite.com.br/home.aspx
seusite.com.br/Home.aspx
Em alguns casos mencionados acima o redirecionamento 301 pelo .htaccess elimina parte do problemas.
Uma analogia simples é como se duas pessoas tivessem o mesmo número CPF como saber que é verdadeiro?
A solução é simples visualmente é simples “canonical tag” mas dependendo da estrutura do código fonte ou plataforma e utilizada é bem complicado de ser implementado já em no CMS WordPress e Plataforma para E-commerce Magento
Plugin SEO WordPress Yoast Resolve
Se você utiliza a plataforma Wordpress a solução é muito simples, basta instalar um dos Plugins de SEO mais utilizados WordPress Plugins by Yoast
Como a imagem demonstra a não há necessidade de nenhuma de conhecimento em programação para solucionar o problema somente seguir Geral>Avançado e inserir a Url no campo.
Como fazer isso na plataforma Magento?
Para a felicidade dos logistas, desenvolvedores e profissionais de seo que tem algum cliente ou de alguma forma trabalha com a plataforma a solução já vem por padrão basta seguir os passos.
Sistema>Configuração >Catalogo>Otimização no motor de busca
- Utilizar Meta Tag de Canonical Link p/ Categoria mudar para”SIM”
- Utilizar Meta Tag de Canonical Link p/ Produtos
Após alteração siga os passos
Para suas Categorias
Catalogo>Gerenciar Categorias>Atualização de Leiaute
Para Seus Produtos
Catalogo>Gerenciar Produtos>Atualização de Leiaute
Por último insira o código da imagem abaixo
Como Verificar se Url Canonical foi alterada.
A forma mais simples de verificar é o famoso atalho CTR + U ou clicar com o botão direito e inspecionar elemento e verificar o código fonte, mas lembrando se o trabalho foi feito em diversas páginas isso será um pouco demorado, e como dizem os americanos “times money” tempo é dinheiro existem ferramentas que facilitam a vida dos analistas de SEO
Ferramenta SEO For Tools Excel
A ferramenta SEO For Tools Excel é um plugin freemium para excel que permite diversas funções que permitem desde gerar relatórios de performance com integrações com ferramentas externas como Google Analytics, Magestic, SemRush e Hrefs até análises On-page como Url canonical por formulas no excel =HtmlCanonical(seusite) existe um material bem legal no blog.
O vídeo demonstra como verificar as versão para seu Windows e instalação para mais informações acesse http://seotoolsforexcel.com/
Screaming Frog SEO Spider Tool
Essa é mais uma ferramenta que tem que estar na sua lista, assim como SEO For Tools ela é freemium, mas vale cada centavo no plano pago. Seu plano free já proporciona uma grande gama de funções incluindo verificação de status code, page title, meta description, heads, geração de relatórios e como assunto é canonical é possível verificá-la na ferramenta.
Blog http://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider/
Download: http://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider/
O vídeo demonstra algumas funções da ferramenta
Conclusão do Artigo
Existem mais formas de corrigir a rel canonical, mas as duas formas que mencionei no artigo são mais fáceis se você utilizar o Magento ou WordPress. Caso você não use umas dessas plataformas entre em contato com o desenvolvedor ou setor responsável para implementarem uma solução, por simples e trabalhosa que pareça os detalhes fazem a diferença em SEO vale a pena até próximo artigo.
Posts Relacionados





